Antes de entrar na área de TI eu pretendia cursar engenharia mecânica . Graças a deus eu tive juízo e desisti dessa ideia. Então decidi fazer computação? Não, contabilidade. Durante os meus estudos de contabilidade eu trabalhava com planilhas Excel, logo eu conheci a linguagem Python para automatizar algumas tarefas e acabei fascinado com o poder que a tecnologia pode proporcionar para melhorar as nossas vidas.
Algum tempo depois eu conheci o desenvolvimento web com a linguagem JavaScript , o que me fez me apaixonar e me aprofundar ainda mais por esse ramo. Desde então tenho me dedicado em meus estudos, não só em programação web, mas também mobile , que eu conheci fazendo o curso técnico na ETEC, um lugar que me moldou muito como um profissional em tecnologia, bem como foi o local em que adquiri um networking especial que me trouxe grandes oportunidades de crescimento futuras que eu realmente agradeço muito.
Logo no começo dos meus estudos eu decidi fazer um curso técnico na área, então eu cursei Desenvolvimento de Sistemas da ETEC - Professora Ilza Nascimento Pintus - São José dos Campos , uma escola técnica que disponibilia cursos profissionalizantes em diversas áreas não apenas em tecnologia mas em outras áreas também.
Nesse ínterim eu também fiz alguns cursos online que me ajudaram bastante a ser o desenvolvedor que sou hoje, como a Rocketseat , Origamid e B7Web .
Durante o curso técnico fiz uma extensão de 6 meses onde conheci o Desenvolvimento mobile e eu tive que desenvolver em grupo um aplicativo que facilitasse o acompanhamento escolar de crianças autistas.
Para o TCC do curso eu criei o projeto StarDust, uma aplicação que visa ensinar lógica programação básica para qualquer pessoa, trabalho o qual eu me orgulho muito, como também foi muito elogiado pelos professores da banca.
Atualmente, eu curso Desenvolvimento de Software Multiplataforma at FATEC São José dos Campos - Prof. Jessen Vidal , uma das melhores faculdades de São Paulo focada em tecnologia, com o objetivo de consolidar meus conhecimentos e adquirir habilidades que não se pode desenvolver sozinho, que são as Soft Skills.
Depois que me formei na ETEC eu decidi me arriscar como programador freelancer. A empresa onde um dos meus amigos trabalha precisando de um ecommerce para aumentar sua presença online. Então aceitei o desafio de criá-lo totalmente sozinho utilizando low-code. Nessa experiência pude aprender técninas de aprimoramento de SEO e configuração de DNS e de domínio, bem como aprimorar o engajamento online via Google Ads.
Depois me foi desafiado a criar um aplicativo para dispositivos móveis que consumisse e exbisse os dados do e-commerce. Dessa vez, tive a oportunidade de me aprofundar em desenvolvimento mobile , experiência de usuário , importância de se ter testes automatizados e ferramentas de CI/CD para automatizar processos de deploy e de execução de código. Porém nem tudo são flores: durante o desenvolvimento eu precisava calcular o frete para o cliente antes de efetuar a compra, para isso eu pensava utilizar a própria API do eccommerce usada para disponibilizar os dados para o aplicativo, todavia sem sucesso. Porém nem tudo são flores: durante o desenvolvimento eu precisava calcular o frete para o
Então, eu decidi criar minha própria API que servisse para calcular o valor do frete para o cliente com base no CEP e nas dimensões de cada produto selecionado por ele. Nesse meu terceiro trabalho pude me aprofundar em desenvolvimento backend , padrões de projeto, agendamento de processos, cache, autenticação OAuth e como arquitetar uma aplicação, de tal forma que ela fique eficiente, manutenível, escalável e elegante.
Logo, os meus três projeto profissionais se relacionam de alguma forma 😜.